sexta-feira, 27 de abril de 2012

CLÁUDIO ROGÉRIO: ORGULHO PARA A CULTURA JUNINA DO AMAPÁ
O produtor cultural e quadrilheiro junino amapaense, Cláudio Rogério, é o representante da região norte na Confederação Nacional de Quadrilheiros Juninos, CONAQJ, ele foi empossado, na executiva da Conaqj, como Diretor Nacional da Região Norte. Depois de regeitar o pedido, unânime, para ocupar a vice presidência da entidade, Rogério preferiu a região norte como cadeira. Isso é motivo de orgulho para a cultura do Amapá. A posse aconteceu no 2º Fórum Brasileiro de Quadrilhas Juninas, mês passado, em João Pessoa(PB).
Cláudio Rogério é militante da cultura junina do Amapá, há mais de 20 anos, onde trabalhou em vários grupos como dançarino, pesquisador, diretor, produtor e consultor temático, sempre conquistando títulos, mas como diretor nacional da região norte, da Conaqj, é a sua maior conquista e o seu maior desafio.
                            Cláudio Rogério(centro) com diretores da CONAQJ
                                                          Discurso de posse
CÁSSIA SILVA É A NOVA MISS CAIPIRA DA IMPERATRIZ

Cássia Silva foi miss caipira de 2004 a 2010 da quadrilha junina Guerreiros da juventude, onde iniciou e em 2011 ficou fora da quadra junina. Este ano Cássia foi contratada pela quadrilha junina IMPERATRIZ, um dos maiores grupos da quadra junina.
Cássia Silva é uma miss caipira que tem muita expressão, atitude e graciosidade, além da beleza, elementos necessários para ser uma boa miss caipira.


AGENDA DA CULTURA JUNINA AMAPAENSE

- Dia 29 de abril, na sede do trem Desportivo Clube, está marcado para acontecer o festival de prêmos da quadrilha junina "Flor Junina", a partir das 12h.
- Dia 30 de abril, na sede da Aerc, a quadrilha junina "Art's da Amazônia" vai realizar uma programação com sorteio de prêmios e um concurso de coreografia entre os grupos juninos. O evento está marcado para iniciar às 12h.
- Dia 6 de maio a atual campeã estadual, "Simpatia da Juventude", vai realizar o seu segundo festival de prêmios, na sede do Trem Desportivo Clube, a partir das 11h, no mesmo dia a quadrilha junina "Príncipe Valente", promove uma programação especial na quadra do ginásio do bairro de "Santa Inês", a partir das 12h.
- Dia 20 de maio a quadrilha junina "Cruzeiro do Sul" está marcando um encontro com os grupos no ginásio do bairro de Santa Inês, é o "II Esquenta" do grupo, a partir das 12h, todos estão convidados.
- Nos dias 17, 18 e 19 de maio a quadrilha Junina "Simpatia da Juventude", atual campeã, vai realizar o seu 12º Pré- Festival Junino, considerado o maior da Amazônia.
- Dia 30 de março, segunda-feira, dia do Trabalhador, a quadrilha junina Revelação vai realizar o baile da saudade para comemorar a data. O baile vai acontecer na sede dos Pescadores, na orla do bairro Perpétuo Socorro, a partir das 22h. As atrações são: Batan, a voz romântica do bolero e DJ Adriano. As mesas a R$ 40,00 ligue para 9158-3539 e 8123-0083.

Biblioteca Elcy Lacerda será reinaugurada nesta sexta-feira

www.chicoterra.com

A reinauguração será às 17h, e segue com programação cultural no Largo dos inocentes, marcando a retomada do compromisso para com a pesquisa e com a classe estudantil. Funcionários, diretoria e equipe técnica da Biblioteca estão trabalhando a todo vapor para deixar tudo pronto.
Em agosto de 2009, a Biblioteca fechou as portas por falta de equipamentos, problemas nas condições estruturais, como refrigeração, mobília, ataque de cupins, e a falta de cuidados específicos com o acervo, que hoje soma mais de 60 mil títulos. Somente ano passado, a Biblioteca recebeu um acervo de mais de 2 mil livros, de diferentes saberes, didáticos, técnicos, literários.
SARAU DE OUTONO NO SESC CENTRO


quinta-feira, 26 de abril de 2012

SERGINHO SALES E OSMAR Jr. NO SESC CENTRO

Dia 29 de maio, terça-feira, o Projeto Botequim, que é realizado pelo Sesc/AP vai receber dois poetas cantadores da música da Amazônia, sérginho Salles e Ormar Jr. com o show "DE VOLTA A ANTORIA", a partir das 22h com entrada franca. O Sesc Centro fica na esquina da avenida Pe. Júlio com Gal. Rondon, no centro.
                                          Serginho Sales
                                          Osmar Jr.

terça-feira, 24 de abril de 2012

CULTURA JUNINA

- A quadrilha junina Flor Junina vai homenagear, este ano, os centenários de Luiz Gonzaga e Jorge Amado, com o tema: "Cem Anos de Amado e Gonzaga: Os Mestres da Cultura Brasileira". A miss caipira é a jovem Inglid Brito, o marcador é Josivan Santos, o coreógrafo é Rafael Nunes, o consultor temático é Reinaldo Figueira e o estilista é Lukas Iroko.

- A quadrilha junina Coração Brasileiro, conhecida como a Celebridade da Quadra Juina e que há anos está afastada da quadra junina e detentora de vários títulos, desde que seu mentor Gerson Leite, faleceu, agora está de volta com força total. O irmão de Gerson Leite, Kethy Box resolveu homenagear o irmão com o tema: "Gerson Leite o Embaixador da Alegria".

NEGRO DE NÓS CANTA ORMAR JR.

A banda Negro de Nós está comemorando seus 13 anos de música e sempre convida um artista para fazer parte da festa, toda sexta-feira, no Ceará da Cuíca, na avenida Piauí, entre Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, bairro Jesus de Nazaré. Canto Tucuju é o nome do projeto e o convidado da próxima sexta-feira, 27, é o poeta cantador Ormar Jr. que faz parte da história da banda.

A mesa custa 40 reais e individual a 10 reais, sempre a partir das 10 da noite.
                                         Ormar Jr.
                                          Silmara
                                          Taronga(Baixo)
                                          Fábio Monta'Alverne(Bateria)
                                          Walber Silva(Teclados)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

HOJE É O DIA NACIONAL DO CHORO
 Alguns instrumentos típicos do choro brasileiro: Violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro 
 
O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira.
O músico, compositor ou instrumentista, ligado ao choro é chamado chorão. Característica freqüentemente apreciada no choro é o virtuosismo dos instrumentistas, bem como a capacidade de improvisação dos executantes.
As rodas de choro são reuniões mais informais de chorões, muito diferentes de apresentações e shows. Geralmente acontecem em bares ou na própria casa dos músicos, em que todos se juntam para tocar choro. Não existe uma formação específica e os músicos que vão chegando se juntam à roda.

O choro serviu de inspiração a diversos compositores eruditos brasileiros e estrangeiros. Dentre as composições de Heitor Villa-Lobos, o ciclo dos Choros é considerado um conjunto de obras importantes. O compositor francês Darius Milhaud, que foi adido cultural da França no Brasil, inseriu em sua peça ‘’Scaramouche’’ algumas idéias de choro, inclusive com um plágio de ‘’Brejeiro’’, de Nazareth.
Também a música erudita inspirou os chorões, como o flautista Altamiro Carrilho, que gravou discos chamados Clássicos em Choro, nos quais toca música clássica com sotaque de choro.



São Jorge é festejado no Laguinho com missa, novena e marabaixo
Cumprindo a tradição, a família Prazeres, do bairro Laguinho, festeja nesta segunda-feira, 23, o santo guerreiro, São Jorge. Ele, que não renunciou sua fé em Cristo apesar da pressão de militares superiores, tem em Macapá centenas de devotos que se dedicam à orações de agradecimento e pedidos diante da imagem que o mostra sua batalha com o mítico dragão, numa referência às lutas travadas diariamente. A família Prazeres segue a  fé, herança deixada pela matriarca Tia Geralda, já falecida, e reúne religiosos para os festejos onde estão incluídas missa, café da manhã, novena e marabaixo. 
 
A programação iniciou às 6:00 da manhã com uma salva de fogos. Às 8:00 é rezada a missa especial para o santo seguido de um café da manhã. Ao meio-dia é serve-se o almoço enquanto os devotos preparam a festa da noite, que inicia às 20:00 com a ladainha e logo depois começa as apresentações de marabaixo que encerram meia-noite. A festa é aberta para todos os seguidores de São Jorge. A casa da Tia Geralda fica na avenida Nações Unidas, atual José Tupinambá e rua São José.
Mariléia Maciel

quinta-feira, 19 de abril de 2012

JORGINHO DO CAVACO E CONVIDADOS

É o nome do show em homenagear São Jorge Guerreiro, que Jorginho do Cavaco e o grupo de samba Nosso Jeito vão realizar no dia 23, dia de São Jorge, na casa de shows BORA-BORA, na Leopoldo Machado, esquina com a 13 de Setembro, no Trem, a partir das 15h. Vários convidados já confirmaram presença para a festa.
                                          Jorginho do Cavaco




QUIXOTE CABOCO

É o nome do novo Cd do cantor e compositor amapaense, Nonato Santos. Com ritmos e temática amazônica, esse "Caboco" Tucuju canta sua terra e sua gente. O CD QUIXOTE CABOCO já está à venda na Banca do Dorimar, banca do Ceará, Casa do Artesão e na loja virtual da MCK.

INGLID BRITO É A NOVA MISS CAIPIRA DA FLOR JUNINA

Com a saída de Silvana Machado, que deixa o grupo depois de 4 anos, a bela jovem, Inglid Brito, que já dança no grupo há 3 anos, onde iniciou na quadra junina, foi escolhida pela diretoria, a nova Miss Caipira da quadrilha junina Flor Junina. Inglid Brito tem 15 anos e o tema de sua indumentária é "A CULTURA BRASILEIRA: MÚSICA E LITERATURA". Parabéns.




DE VOLTA PRO ACONCHEGO

A Miss Caipira nota 10, Luciana Lima, está de volta para sua quadrilha junina do coração, "Tradição Junina, depois de anos fora do grupo, ela retorna prometendo muito show e espetáculo, que sempre foi sua marca. Podem acreditar. Parabéns e boa sorte.





AGENDA DA CULTURA JUNINA AMAPAENSE

- Dia 29 de abril, na sede do trem Desportivo Clube, está marcado para acontecer o festival de prêmos da quadrilha junina "Flor Junina", a partir das 12h.
- Dia 30 de abril, na sede da Aerc, a quadrilha junina "Art's da Amazônia" vai realizar uma programação com sorteio de prêmios e um concurso de coreografia entre os grupos juninos. O evento está marcado para iniciar às 12h.
- Dia 6 de maio a atual campeã estadual, "Simpatia da Juventude", vai realizar o seu segundo festival de prêmios, na sede do Trem Desportivo Clube, a partir das 11h, no mesmo dia a quadrilha junina "Príncipe Valente", promove uma programação especial na quadra do ginásio do bairro de "Santa Inês", a partir das 12h.
- Dia 20 de maio a quadrilha junina "Cruzeiro do Sul" está marcando um encontro com os grupos no ginásio do bairro de Santa Inês, é o "II Esquenta" do grupo, a partir das 12h, todos estão convidados.
- Nos dias 17, 18 e 19 de maio a quadrilha Junina "Simpatia da Juventude", atual campeã, vai realizar o seu 12º Pré- Festival Junino, considerado o maior da Amazônia.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CELINE GUEDES NO PROJETO BOTEQUIM

A cantora amapaense Celine Guedes é a atração do Projeto Botequim, da próxima terça-feira, dia 24, a partir das 22h, no Sesc Centro, na esquina da Rua Gal Rondon com Pe. Júlio, no centro. A entrada é franca.
Celine Guedes é uma cantora com mais de 10 anos de carreira e já participou de vários festivais, bandas musicais, dentro e fora do Amapá, de um repertório bem eclético, variando pelas canções da MPB, Pop Rock, Samba e Bossa, com nova roupagem.


CANTO TUCUJU CANTA AMADEU CAVALCANTE

É o nome do projeto que está sendo desenvolvido pela Banda Negro de Nós, em comemoração aos 13 anos de criação da banda. Esse projeto, que teve inicio no dia 13, está acontecendo toda sexta-feira, no Centro Cultural Ceará da Cuíca, na avenida Piauí, bairro Jesus de Nazaré, a partir das 22h. Mesas a R$ 40,00 e individual a R$ 10,00. Nesse final de semana a banda Negro de Nós vai cantar Amadeu Cavalvante.

Aiô Folia e Banda Placa desenvolvem calendário de projeto cultural na zona norte da cidade

 

A Federação Cultural e Social Zona Norte – AIÔ FOLIA em parceria com a Banda Placa, neste ano de 2012, inicia as atividades culturais desenvolvendo o “Projeto Vitrine”. O referido projeto será realizado a cada dois meses. Onde a primeira edição acontecerá no dia 21 de abril de 2012, a partir das 19h, na Praça da Rodovia do Curiaú.

O Projeto Vitrine desenvolverá atividades voltadas para crianças, jovens, adolescentes, adultos e a pessoas da melhor idade. Haverá palestras e  atividades voltadas para valorização da cultura amapaense, nas áreas do teatro, dança, música, entre outros.

A primeira edição do Projeto Vitrine conta ainda com a parceria das escolas: Mª Neusa do Carmo, Raimunda dos Passos, Antonio Ferreira Lima Neto, todas localizadas Zona Norte da Cidade.

Programação:

           19:00h.........ACADEMIA PULSAÇÃO
19:30h.........ESCOLA Mª NEUSA CARMO DE SOUSA (leitura da poesia Estatuto do Homem)
19:50h.........Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Bimbinha
20h...............ESCOLA Mª NEUSA DO CARMO (encenação da música: Que país é esse?)
20:30h.........ESCOLA PROFª. RAIMUNDA DOS PASSOS (apresentação de um grupo de dança)
21h...............ESCOLA ANTONIO FERREIRA LIMA NETO
21:30h.........GRUPO DE POESIA DO OSWALDO SIMÕES
22h............. .ESCOLA PROFª. RAIMUNDA DOS PASSOS (apresentação de grupo de teatro)

00:00h.......... ENCERRAMENTO

Comunicação
Federação Cultural e Social Zona Norte
Rodiney Santos
9148 – 23 20 


HOJE TEM "SHOW DO BEM" NO BACABEIRAS

Teatro, poesia, dança e música. Assim vai ser o SHOW DO BEM: FESTEJANDO A SOLIDARIEDADE, hojé à noite no teatro das Bacabeiras, a partir das 20:30h, com ingressos a R$ 20,00. É um show beneficente para uma instituição que trabalha com projetos sociais.
Os cantores Amadeu Cavalcante, Brenda Melo e Marcelo Dias aceitaram participar do show, sem cobrar cachê.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Biblioteca Elcy Lacerda será reinaugurada nesta sexta-feira

www.chicoterra.com

No dia em que a Biblioteca Elcy Lacerda completa 67 anos de existência, na sexta-feira, 20, a população amapaense é que será a principal presenteada com a reabertura do prédio, há dois anos e meio fechado ao público. A reinauguração será às 17h, e segue com programação cultural no Largo dos inocentes, marcando a retomada do compromisso para com a pesquisa e com a classe estudantil. Funcionários, diretoria e equipe técnica da Biblioteca estão trabalhando a todo vapor para deixar tudo pronto.
Em agosto de 2009, a Biblioteca fechou as portas por falta de equipamentos, problemas nas condições estruturais, como refrigeração, mobília, ataque de cupins, e a falta de cuidados específicos com o acervo, que hoje soma mais de 60 mil títulos. Somente ano passado, a Biblioteca recebeu um acervo de mais de 2 mil livros, de diferentes saberes, didáticos, técnicos, literários.
"EX MY LOVE" DA PARAENSE GABY AMARANTOS É TRILHA SONORA DA NOVELA DAS 7



Depois de Lia Sophia brilhar na novela das 6, da Globo, AMOR, ETERNO AMOR, com a música AI MENINA, agora é a vez da paraense Gaby Amarantos ter sua música como trilha de abertura da novela das 7, CHEIAS DE CHARME, que estreou ontem. EX MY LOVE é a principal música da novela. É a música da Amazônia invadindo o Brasil.

"Nascida na periferia de Belém, bairro do Jurunas, Gabriela Amaral dos Santos já cresceu com a música. Suas origens são de uma família de sambistas, onde desde pequena já cantava e dançava nas rodas de samba da família. Gaby é uma pessoa alegre, para ela não existe dia ruim. Antes de cantora profissional, a Gabriela foi coreógrafa de quadrilha, fez cursos de teatro e chegou a fazer pequenas apresentações na comunidade.
Canta desde os 15 anos – começou na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro onde nasceu. Mas, apenas quando completou 18 anos, teve permissão para cantar nos bares da cidade, e assim começou a se apresentar cantando clássicos da MPB".
PARABÉNS PATRICIA BASTOS
Amanhã, dia 18, é aniversario da cantora da maior voz da Amazônia: PATRICIA BASTOS. Parabéns,,,,Patricia Bastos vai comemorar seu aniversário em São Paulo, onde está gravando seu 5º CD, mas está convidando o seu povo para a festa. Patricia Bastos é amapaense e tem orgulho da sua terra. PARABÉNS "CABOCA".

ANA e ELIS, encontro às margens do Amazonas

www.fernando-canto.blogspot.com 

“Ana Martel canta Elis"! É assim que a cantora e compositora amapaense comemora seus 30 anos de carreira, em grande show no dia 11 de maio, no Macapá Hotel.
Ana Martel começou sua carreira musical no mesmo ano em que Elis Regina partiu para outra dimensão. Esse fato torna 2012 um ano especial em sua carreira: a comemoração dos seus trinta anos de carreira e a homenagem à Elis Regina.
No show, Ana Martel se une a uma plêiade de compositores que tiveram suas músicas gravadas por Elis Regina. De Adoniram Barbosa a Rita Lee, passando por Edu Lobo, Vinicius de Moraes, João Bosco e outros não menos ilustres, para mostrar ao público canções inesquecíveis. Ela apresentará também canções do seu último CD (SOU ANA).
Para emoldurar este momento de comemoração e homenagem, a direção musical terá o talento do maestro Joaquim França que estará ao piano. Joaquim é amapaense radicado em Brasília e, no início da carreira de ambos, dividiram muitos palcos na noite macapaense. Fabinho (violão e guitarra), Hian Moreira (contrabaixo), Valério de Lucca (bateria), Marcelo (flauta) e Sinei (trompete e sax) completam o conjunto de músicos que acompanharão Ana Martel.
 Nesta noite memorável, a artista também receberá uma homenagem especial de seu amigo e parceiro, o poeta e compositor Joãozinho Gomes que participará do show recitando um poema feito especialmente para este momento único. (SCanto)

Descrição: cleardotServiço:
Data: 11/05/12         Hora: 22h00
Local: Macapá Hotel (Pérgula)
Ingresso único: R$ 25,00
Vendas: Macapá Hotel (Recepção), aceita Cartão.
Sorveteria Jesus de Nazaré
Informações: 9149 9536 e 8126 5748
LIA SOPHIA NO PROGRAMA DO JÔ

A cantora e compositora, Lia Sophia, esteve ontem, 16, no Programa do Jô, na TV Globo. Lia tem participação na trilha sonora da novela das 6, da Globo AMOR, ETERNO AMOR, com a música AI, MENINA, que está fazendo o maior sucesso com o ritmo paraense do Carimbó. Lia Sophia nasceu em Cayena, na Guiana Francesa, e veio para o Amapá aos 2 anos de idade com a família, e aos 18 anos foi estudar em Belém do Pará, onde continuou sua carreira de cantora e hoje é uma das maiores cantoras da Amazônia.
Ontem Lia esteve no programa do Jô e representou muito bem a nossa musicalidade amazônida.


sábado, 14 de abril de 2012

SIMPATIA DA JUVENTUDE 2012

 A quadrilha junina Simpatia da Juventude, campeã de 2011, conhecida como a fera mais indomável da quadra junina, está divulgando seu tema para este ano.

LIA SOPHIA NO PROGRAMA DO JÔ

A cantora e compositora da Amazônia, Lia Sophia, estará no Programa do Jô, da rede Globo, nesta segunda-feira dia 16 de abril.

Texto: Mariléia Maciel


Lia Sophia será atração musical do Programa do Jô desta segunda-feira


 “Tem que vir com a sua banda”. Estas foram as palavras do diretor do programa, que com o CD de Lia Sophia em mãos, telefonou para confirmar o convite.


Esperar o Jornal da Noite acabar para acompanhar o programa do Jô. Atividade que está na rotina de muitos brasileiros notívagos. Mas nesta segunda-feira (16) até quem precisa estar na cama mais cedo vai fazer um esforço para ficar ligado na televisão. O motivo? Tem música nossa no programa com a cantora Lia Sophia.  “Ai menina vem pra roda vem”, são os já conhecidos versos da cantora e as batidas do nosso ritmo que estão fazendo todo mundo querer entrar na roda.
 “Tem que vir com a sua banda não vamos conseguir reproduzir o seu som”. Estas foram as palavras do diretor do programa, que com o CD de Lia Sophia em mãos, telefonou para confirmar o convite. A banda da qual ele fala é de grandes artistas da nossa música que já acompanham Lia há quatro anos, desde seu segundo álbum Castelo de Luz. No baixo Adalbert Carneiro, na bateria Edvaldo Cavalcante, na percussão Márcio Jardim, no trompete Daniel Delatuche e na guitarra David Amorim dão o tom a musicalidade de Lia que está conquistando o Brasil e para isso firmou uma parceria importante com um projeto de referência na área: O Natura Musical .
 “Eu havia enviado pra eles todos os meus CDS, inclusive um promocional contendo três faixas: Ai Menina, Amor de Promoção e Salto Mortal”, explica Lia sobre os primeiros contatos com a produção do programa. Lia estava em casa quando recebeu o telefonema.  “Ele (Willen, diretor do programa do Jô) pediu que eu escutasse a música com ele, que estava muito curioso sobre a sonoridade em minhas musicas, me parabenizou, elogiou. Ouvimos a música juntos, por telefone, e fui dizendo a ele sobre cada instrumento, os timbres, o conceito do arranjo”, conta Lia.
 Mas antes do tão esperado acerto final Lia teve que segurar a ansiedade. “Antes da minha entrevista ser aprovada na reunião de pauta deles recebi uma ligação de uma repórter do programa. Nesta pré-entrevista eu tinha que ser convincente, provar que seria interessante para o programa. Só então iria para a reunião de pauta deles. Tenho enfrentado com muita freqüência essas provas de fogo. Ter que conquistar e mostrar a que vim em cinco minutos”, enfatiza Lia com a consciência de quem luta para abrir espaço para a música feita na região norte.
 O dia da apresentação vai se aproximando e a vontade de agitar a plateia do Programa do Jô vai só aumentando. “É uma oportunidade incrível! O programa dele tem uma visibilidade enorme e a opinião dele tem peso. Toda vez que penso nisso fico nervosa, mas logo passa, porque  a felicidade de ter essa oportunidade é maior”.
 No número musical de abertura do programa Lia vai tocar a canção autoral “Salto Mortal”, uma das faixas de seu próximo CD. Ela ainda vai “dar uma palhinha” das músicas “Ai Menina”, “Amor de Promoção” e do sucesso de Carlos Santos “Quero Você”, mostrando mais uma vez que a gente sabe como ninguém fazer barulho na terra alheia.
 A agenda da cantora já tem compromissos futuros. No dia 22 deste mês Lia vai estar em Salvador para o lançamento do Natura Musical Norte Nordeste e no dia 24 de Junho ela faz a abertura do Festival Natura Musical com o cantor Otto.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CANDACES: MAGESTOSA ÁFRICA, BERÇO DOS MEUS ANCESTRAIS, REFLETE DO ESPELHO A SAGA DAS NEGRAS E SEUS IDEAIS

É o tema da quadrilha junina Broche Vermelho para a quadra junina 2012.
Os ensaios estão acontecendo na quadra do grupo na Rua São José entre as avenidas Pedro Américo e marcílio Dias, no Laguinho, de segunda à sábado, a partir das 21h. O coreógrafo é Willian Celso e Adamilton Moraes.
Broche vermelho é a 2ª quadrilha junina mais antiga do amapá, 32 anos de história, que começou como "Farrapos da São José" e muito depois como Associação Broche vermelho.
                                         Sara e Beto Santana

quinta-feira, 12 de abril de 2012

PARABÉNS HERNANI VICTOR GUEDES

Fonte: www.porta-retrato-ap.blogspot.com

hoje é aniversário de 88 anos do criador do grupo OS MOCAMBOS. Hernani Victor Guedes.“Os Mocambos” foram pioneiros na divulgação do folclore amapaense, graças à visão do seu Hernani Victor Guedes(foto), que não mediu esforços para realizar o disco, apesar dos percalços desde a gravação (feita de forma simultânea com todos os instrumentos e vozes, na casa do sociólogo e fotógrafo Alberto Uchôa) até a chegada no Recife, onde a fita foi filtrada pela gravadora Rozenblitz, depois de ficar perdida. Bom, depois de achada o disco chegou a Macapá e obteve muito sucesso nas rádios, aparelhagens de som e nos bailes. Suas músicas, que tocavam até no “Carnê Social” (aquele programa que oferecia músicas aos aniversariantes e recém-nascidos, aos que casavam ou aos que eram batizados),...(Fernando Canto)
Um dos sucessos do disco foi “Devaneio”, de autoria do Sociólogo Fernando Canto, que também foi premiada em segundo lugar e melhor Intérprete (José Maria Santos, hoje Jomasan) no IV Festival Amapaense da Canção (1972). O grupo “Os Mocambos”, pioneiro nos anos 1970 na gravação do marabaixo, ritmo tradicional afro-amapaense que até então não era muito bem visto pela sociedade.
                                 Hernani Guedes, Tito Melo, Aldomário Henriques, José Maria, Pedro Balieiro, Fernando Canto e Guimarães(falecido)
 
VEM AÍ O MAIOR PRÉ-FORROZÃO DA AMAZÔNIA

Dias 17, 18 e 19 de maio na sede do Trem Desportivo Clube, a quadrilha junina Simpatia da Juventude vai realizar a 12ª edição do seu Pré Festival Junino, o maior da Amazônia.

PREMIAÇÃO:

1º lugar: 1.500,00 
2º lugar: 700,00
3º lugar: 300,00


- Quadrilha revelação
- Melhor marcador
- Melhor Miss caipira
                                           Quadrilha Junina Sabor Junino: Campeã de 2011

7º MARABAIXO DA TIA GERALDA

Dia 23 de abril, na esquina da Avenida José Tupinambá, antiga Nações Unidas com a rua São José, no Laguinho. A partir do dia 16 vai acontecer as novenas, a partir das 19h e no dia 23, dia de São Jorge Guerreiro, acontece há sete anos, o Marabaixo da Tia Geraldo, matriarca da família Santos. Vários grupos de Marabaixo são convidados para a festa que inicia às 06h com alvorada de fogos, às 07h a levantação do mastro, às 8h a Santa Missa, às 09:30h o café da manhã, às 12h o almoço, às 20h a tradicional ladainha e em seguida apresentação dos grupos de Marabaixo até às 02h da manhã do dia seguinte, com a distribuição de caldo e gengibirra aos participantes. Todos estão convidados.

CONVOCAÇÃO

O presidente de honra e sócio-fundador da Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, Francisco Lino da Silva, está convocando todos os sócios da escola, seguindo o artigo 5º do estatuto da entidade, para uma assembléia geral dia 14, sábado, na rua São José nº 528-A, entre as ruas Gal. Osório e Ana Nery, no Laguinho. Em primeira chamada às 11h e em segunda chamada às 11:30h, para tratar dos seguintes assuntos: Convalidação dos atos no período em vacância; Convocação das eleições para o Conselho Deliberativo, Biênio 2012/2013, já que o último Conselho Deliberativo eleito, teve seu mandato expirado em 2010, e considerando a necessidade da regularização dos atos praticados no período de vacância.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

 A VOLTA DO BOÊMIO

É o nome do show que Manoel Sobral vai realizar na Casa do Chorinho, Ceará da Cuíca, dia 14 de abril, a partir das 22h. Vários artistas já confirmaram participação para essa seresta tradicional: Biraelson, Francisco Lino da Silva, Claudete Moreira, Oneide Bastos, Luiz Bezerra, Maria Tavares, Élida, Batan, Célia Aires e Helô Melém.


CENTRO CULTURAL RAÍZES DO BOLÃO

Vai realizar uma porgramação em louvor a Santo Expedito, nos dias 19(missa), 20 (Batuque) e no dia 21(Baile), o local é a maloca da Tia Chiquinha, no Curiaú, a partir das 19h. Todos estão convidados.

                                             Grupo Raízes do Bolão
GAROTA JUNINA 2012

O concurso GAROTA JUNINA, considerado o maior concurso de belaza da quadra junina amapaense, está marcado para acontecer no dia 2 de junho, na sede do Trem Desportivo Clube, às 21h.
Esse concurso não é realizado por uma única quadrilha junina e sim pelo grupo vencedor de cada ano. Este ano quem vai realizar é a quadrilha junina GUERREIROS DE FOGO, que venceu em 2011 com a candidata Geane Alexandra, atual Garota Junina. A coordenação do evento já está comercializando os ingressos, na sede do Império Solidariedade(Jesus de Nazaré), local do ensaio do grupo. O valor não foi anunciado.