terça-feira, 23 de outubro de 2012

Governador Camilo reúne com representantes de escolas de samba do Amapá

 www.agenciaamapa.com.br

Representantes das dez escolas de samba do Amapá reuniram com o governador Camilo Capiberibe nesta terça-feira, 23, e deram encaminhamentos para o carnaval 2013. Na pauta, uma prévia do que vai ser discutido durante o Fórum de Carnaval, questionamentos explicados e um diagnóstico do evento nos últimos dois anos e perspectiva para a festa em 2013.
“Essa conversa é importante para começarmos a construção do novo modelo de carnaval”, elogiou o presidente da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, Vicente Cruz.
A Secretaria do Estado de Cultura (Secult), a exemplo deste ano, começou o planejamento prematuro com as escolas de samba. O objetivo é dar condições para que escolas e blocos carnavalescos adquiram produtos com antecipação e façam planejamento orçamentário.
Demais órgãos do Estado também se preparam para a festa. Secretarias de Saúde, Trabalho, Ação Social, Infraestrutura, Segurança e outras, começam a programar suas atividades. A Secretaria de Infraestrutura está terminando o planejamento da reforma do Sambódromo, a ampliação está programada para o carnaval de 2014.Planejamento Carnaval 2013
Os representantes colocaram na pauta alguns questionamentos quanto a estrutura do Sambódromo e da Cidade do Samba, repasses e organização do próximo carnaval.
“Estes temas serão debatidos amplamente durante o Fórum, mas é importante ressaltar, que o Estado já está reunindo com instituições como Fecomércio e Sebrae, para colocarmos em prática, por exemplo, o projeto de comprar produtos carnavalescos no comércio local”, disse Susane Farias, gerente de projetos da Secult.
O Fórum de Carnaval vai acontecer de 30 de outubro a 1º de novembro.
Os presidentes mostraram-se preocupados com a administração da Liesa. O governador deixou evidente que a gestão da entidade deve ser definida pela Liga, que tem autonomia para decidir, mas garantiu que o GEA vai fazer investimentos para promover a festa.
“Pelo bem do carnaval amapaense, é necessário que cheguem a um consenso, estamos dispostos a investir não só na realização da festa, mas na estruturação do Sambódromo, vamos ainda redefinir o uso da cidade do Samba,mas para isso temos que ter uma entidade forte e organizada para trabalhar com o governo estadual”, disse.Receptivo de Carnaval no Aeroporto de Macapá
O governador Camilo Capiberibe voltou a afirmar que carnaval é prioridade no governo quando se fala em geração de emprego e renda, turismo, cultura e entretenimento. Para ele, a festa popular revela a identidade e destaca o Amapá no norte do país pela grandiosidade do espetáculo e faz circular dinheiro, além diversão.
“Em 2011 não tivemos carnaval por falta de recursos, este ano fizemos um belo espetáculo, mas em 2013, junto com as escolas de samba e blocos, vamos realizar a maior e mais bela festa já vista no Amapá”, disse o governador.
Governador ressaltou que carnaval é prioridade no governo quando se tem geração de emprego e renda, turismo e culturaNo Estado o carnaval ganhou novas características a partir de 1997, com a inauguração do Sambódromo e fortalecimento das agremiações. Em 2011, quando não houve carnaval, começou o planejamento para 2012 com a retomada da obra da Cidade do Samba, inaugurada em dezembro.
O marketing dos atrativos, feito pelo GEA, trouxe turistas de outros estados brasileiro e da Guiana Francesa. O carnaval é organizado pelas entidades que representam os principais realizadores da festa, os blocos e escolas de samba, sob a coordenação do GEA, principal investidor.
A Banda maior bloco de sujo da região Norte, referência do carnaval amapaenseEm 2012 foram aplicados R$ 3.5 milhões, sendo R$ 2.5 milhões para a Liesa, mais investimento em infraestrutura, publicidade, e outros. Os saldos de 2012 foram considerados positivos para a sociedade e gestores. O propósito de gerar emprego e circular renda e promover a cultura e lazer, foram satisfatórios.  No próximo ano, a meta é realizar um carnaval com mais resultados positivos e dentro dos objetivos programados.
Mariléia Maciel/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário